domingo, 5 de junho de 2016

Prefácio



    
São impressionantes os segredos que a vida nos revela, em suas estradas. Tão impressionante quanto o talento de Orlando Lemos. Sobretudo um talento incontestável: ele ganhou, por quarto anos consecutivos, o Concurso Literário Nacional Alpargatas de Histórias das Estradas.
Não fosse o bastante, Orlando Lemos tem um raro talento: ele lida tão bem com o trágico, quanto o cômico. Não é como tantos autores que seguem em linha reta, repetem-se indefinidamente, mudando suas personagens e mantendo as mesmas histórias.
Orlando consegue ser novo a cada relato, prendendo a atenção do leitor a cada página, ser popular e erudito ao mesmo tempo. Ele consegue retratar os costumes, a vida, os sonhos e pesadelos do seu povo de uma forma impar, como só os grandes mestres o fazem: Jorge Amado, Guimarães Rosa, João Ubaldo, Lins do Rego, Graciliano Ramos. E mais, para Orlando o seu povo é tanto o baiano quanto o gaúcho, tanto o paulista quanto o paraibano, o norte tropical quanto o sul maravilha se encontram em suas linhas.
Mania de ser brasileiro.
Este é um livro para emocionar, ele permite que nos vejamos refletidos, em cada situação, cada momento de decisão. Cada conto traz, em si, infinitas possibilidades, nos acolhe, como se Orlando nos levasse na boleia das suas viagens além dos caminhos da realidade e da imaginação. Histórias [ou estórias, quem poderá dizer] das estradas, escondendo em suas curvas, surpresas, conquistas, derrotas, revelações.
Não poupe o riso ao conhecer o bode 'vereador', o apimentado Satoru, o crédulo Pé-de-Goiabeira, nem esconda a lágrima diante da menina Rosilene, das agruras pelas quais passam esses heróis anônimos do asfalto.
Histórias Que a Estrada Contou é, na verdade, um caminhão cheio dos mais incríveis causos, como há muito tempo não se ouve contar, conduzido pelas hábeis mãos de um escritor forjado na melhor das universidades: a vida.

Goulart Gomes
Grupo Cultural Pórtico
Presidente - Salvador - BA.

**************************************************************************







  





Nenhum comentário:

Postar um comentário